Mais uma luta!

Leonor, 
4 anos



















Depois de um início de vida muito atribulado e passados quase 4 anos, tudo parecia ter tomado o seu rumo. Mas não…

Há cerca de um ano, começámos a notar um pequeno inchaço na perna da Leonor, que foi aumentando consideravelmente com o passar dos meses. Entrámos então numa nova temporada de consultas e exames até chegar a um diagnóstico: linfedema primário na perna direita. 

Mais uma batalha a travar e, desta vez, frente a uma doença sem cura… Seguiram-se momentos de muita angústia e revolta, mas também de aprendizagem que fazem com que encaremos, neste momento, tudo de uma forma um pouco mais tranquila e conformada.     

Não há cura para o linfedema, mas há tratamento e fazemos de tudo para minimizar o problema: drenagens linfáticas manuais, aplicação de bandas multicamadas, meia elástica, exercício físico e cuidados para evitar as infeções. O próximo passo será a ida à Clínica Földi, na Alemanha.

Vamos fazendo o que podemos e o melhor que sabemos, contando sempre com a força e a paciência da Leonor que, assim, nos dá todos dias uma lição de vida.

texto de:
Filipa Moreira
mãe da Leonor

11 comentários:

  1. Parabéns aos pais pela atitude proativa com a Leonor e sobretudo à Leonor pela coragem e determinação em aprender a lidar com o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Obrigada pelo comentário! Fazemos o pudemos, mas é a coragem da Leonor que nos ajuda a percorrer este caminho! Filipa (mãe da Leonor)

      Eliminar
  2. Um beijinho para a Leonor e parabéns aos pais. Coragem e muitas felicidades é o que desejo aos três.

    Ricardo P.

    ResponderEliminar
  3. Caros Pais,

    Se se concretizar a ida à clínica Földi, por favor pecam ao chefe dos Oberarzt Dr. Oberlin para avaliar a Leonor quanto à causa do linfedema. Em funcao do tipo de linfedema primário pode haver possibilidades operatórias como super-micro-anastomoses linfovenosas ou retalhos de gânglios linfáticos que podem ter vantagens, mas nem todos os tipos de linfedema primário tem indicacao para uma cirurgia.
    Eu estou na cidade de Hildesheim na cirurgia plastica, ou seja, quase 1000 Km a Norte da clínica Földi, mas o Dr. Oberlin tem os meus contactos e pode falar comigo depois de avaliar ele próprio a questao.
    Um abraco grande e muita coragem,
    Dr. Catarina Hadamitzky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dra. Catarina,

      Desde já, muito obrigada pelo seu comentário e por disponibilizar a sua ajuda tão preciosa.
      Se tudo correr como esperamos, vamos à Clínica Földi em setembro e falaremos então com o Dr. Oberlin. Depois disso, entraremos em contacto consigo.

      Um abraço nosso e, mais uma vez, muito obrigada!
      Filipa (mãe da Leonor)

      Eliminar
  4. A Leonor é uma princesa corajosa que a Disney nunca vai igualar :) Juntos. Sempre. Mimi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo se torna mais fácil quando temos ao nosso lado pessoas que nos apoiam!

      Eliminar
  5. Como sei pelo que estão a passar Filipa,nunca desistir é uma regra para pais com filhos com Linfedema,a ida à Alenha vai ser muito produtiva para a Leonor,beijinhos da mãe da Francisca,também portadora de linfedema.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada, Marília! A partilha de experiências também nos ajuda a não desistir. E, neste sentido, só tenho que lhe agradecer.
    Beijinhos para si e para a Francisca,
    Filipa

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)