Lipedema: a causa das minhas dores nas pernas

Desde que tive o meu primeiro filho, aos 21 anos, comecei a ter dores nas minhas pernas.
Percorri uma série de médicos. Fiz secagem de varizes. Fui operada à safena e ao joelho. 
Só agora, com 55 anos de idade, é que descobri,  com a ajuda do meu actual médico,  o cirurgião vascular Dr Pereira Albino, que um dos meus problemas é o lipedema, doença que eu desconhecia completamente e que me afeta psicologicamente (há 18 anos que não vou à praia!!)

O lipedema causa-me muitas dores nas pernas. Mas, desde que estou a fazer drenagem linfática, com colocação de ligaduras, que tenho de manter e o mais tempo possível, nas minhas pernas sinto-me com menos dores e a uma sensação de maior leveza.

O volume das minhas pernas também diminuiu com este tratamento, mas como parei durante as férias, sinto que regredi. O que me leva a concluir que para o meu bem estar tenho de fazer sempre a drenagem linfática toda a minha vida. No entanto, ainda sinto que estou no início do percurso, em  busca das melhores soluções, com o apoio do meu médico.



texto e testemunho de:
Rosário

no FB está aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)