Aprender sempre…

Aprender alguma coisa nova todos os dias , uma vez numa formação ouvi esta frase e fiz dela minha.

Como pessoa e como profissional sou uma sortuda, na verdade aprendo todos os dias alguma coisa e até na verdade tenho muitos dias em que são muitas as aprendizagens.

Aprendi a ser enfermeira e melhor pessoa com os meninos guerreiros do piso 6 (que lutavam diariamente contra a leucemia ou a insuficiência renal), com os seus pais e com as maravilhosas colegas

Cedo descobri que me realizo e me torno verdadeiramente útil com pessoas que lutam diariamente e que não desistem facilmente, a seu lado sinto-me forte e capaz de tudo.

Desde Setembro de 2013 passei a ter mais um privilégio na minha vida profissional, o de partilhar tudo o que sei com  verdadeiras lutadoras portadoras de linfedema. Com elas tenho aprendido e alimentado a minha vontade de todos os dias fazer mais e melhor. A sua motivação, persistência, confiança, partilha e carinho têm sido uma energia inesgotável.

O sorriso porque conseguem calçar botas, ou voltar a andar de bicicleta ou simplesmente o afastar para longe uma nova crise de erisipela faz com que me sinta verdadeiramente orgulhosa de fazer parte desta equipa.

Obrigada!

Enfª Rita

no FB está aqui

10 comentários:

  1. Um bom exemplo de ser humano, a seguir.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Helena :) Comentar este exemplo é também estimulante, não só para a enfermeira Rita, como para cada um de nós.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Estou a iniciar o tratamento do meu lipedema com a enfermeira Rita.
    Ainda só fiz duas sessões e já me sinto um bocadinho melhor nestes contactos ainda breves estou a sentir o meu corpo a melhorar mas também a nivel de contato está a ser muito confortante.
    Muito Obrigada enfermeira Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por ter partilhado a experiência que está a iniciar.
      Quando se partilha crescemos e ajudamos, não só os outros como a nós próprios.
      Espero que consiga obter melhorias - a relação paciente/técnico é sem dúvida uma componente importante no caminho do sucesso do tratamento
      Espero que continue e que desistir não faça parte do seu vocabulário
      Obrigada pelo testemunho publico

      Eliminar
  4. ola sou estudante do ultimo ano de graduacao em enfermagem,meu esposo tem Linfedema e gostaria de apresentar um projeto de conclusao de curso baseado na doenca, poderia sugerir algo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Dia
      Não sei de onde nos está a escrever mas há varias hipoteses:
      http://klosetraining.com/
      https://www.foeldicollege.com/manual-lymph-drainage-courses-international/
      http://www.clinicgodoy.com/certificacao/
      Há também o métdo LeDuc mas como é enfermeira http://l-de-linfa.blogspot.de/2017/02/tratamento-fisico-do-edema-marco-e.html
      Não sei se ajudei (o meu mail él.de.linfa@gmail.com) se quiser dar mais detalhes

      Eliminar
    2. Muito obrigada,falo Estado de São Paulo ko Brasil

      Eliminar
    3. Boa tarde
      Como me disse que era de São Paulo e que gostaria de aprender mais eu acabei de tomar conhecimento que a Dra Catarina vai estra em São Paulo em maio (se quiser estar em conatcto com ela dê-nos o seu contacto para l.de.linfa@gmail.com) que estabeleceremos a ponte
      https://l-de-linfa.blogspot.de/2015/10/cirurgia-linfatica-dra-catarina.html?showComment=1491382789076#c4139995683681172568
      Manuela

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Estou muito feliz com essa oportunidade, ja enviei meus contatos, muito obrigada
      Cleocione

      Eliminar
    5. Já enviei os contactos para a Dra Ana Catarina Hadamitzky
      Espero que tenham um bom encontro :)

      Eliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)