A ANDLinfa fez parte do painel de oradores

A ANDLinfa|Associação Nacional de Doentes Linfáticos esteve presente nas VIII Jornadas Médico Ativo Paciente Ativo, que tiveram lugar no passado sábado, 17 de nov, na Universidade Lusófona. A partilha da sua experiência na área do Nordic Walking, onde foi impulsionadora, foi o tema escolhido para esta expor a uma plateia médicos e estudantes de medicina.

Estas jornadas, que têm como público alvo os médicos e os estudantes de medicina são uma iniciativa do clube Clínica das Conchas


Saiba mais sobre Doenças Raras







crédito deste video:

Desenho e Produção: Cirenia Arias Baldrich
Textos: Diogo Costa
Revisão: Inês Alves
Locução: David Vale
Música: bensound.com

Médico Ativo Paciente Ativo

A ANDLinfa|Associação Nacional de Doentes Linfáticos vai ser um dos oradores, nestas Jornadas, para partilhar a sua vivência nas caminhadas de Nordic Walking que tem organizado

ver aqui


Uma imagem vale mais que mil palavras

Alguns dos factores que influenciam o meu linfedema são sem dúvida a tensão e o calor. Estes dois factores conjugaram-se e o resultado foi realmente bastante visível e incapacitante.

Este ano não tinha previsto vir até aqui. Apesar desta necessidade ser, do ponto de visto médico, anual devo confessar que não tenho sido suficientemente fiel. 

Mergulhei na intensidade diária que é este tratamento no passado dia 15 de outubro, estou muito grata por o ter feito.

O meu linfedema estava fribrosado como nunca me lembro de o ter visto, a pele tinha uma dureza característica da doença e estava a ser muito incapacitante para mim. 

Estas três semanas de tratamento  diário têm tido momentos dolorosos, a drenagem vai fundo, "desfragmentando" as fibroses. Mas, na verdade, olhando para os resultados e sentindo agora a minha perna só posso concordar com a minha fisioterapeuta: "it's a sweet pain"!!
Ainda não acabámos este trabalho de equipa e ainda não tenho os resultados quantificados mas desde já o meu "Danke JulianaJ


A linfologia ao serviço do Paciente

Pernille Henriksen tem linfedema primário e é uma das pacientes que vai estar presente no congresso que terá lugar em Génova, Itália.
O programa pode ser consultado aqui