O dia 28 de Outubro pelos olhos de um doente!

28 outubro 2017

Elisabete Vasconcelos
Aqui se reuniram vários profissionais de distintas áreas, em busca de uma resposta para os portadores desta doença! De louvar, os ensinamentos e explicações sobre esta condição, mostrando a importância de uma equipa multidisciplinar no tratamento do lipedema, lipo-linfedema – desde o correto diagnóstico, às questões legais, ao  estudo da célula gorda, que neste caso apresenta efeitos semelhantes aos da obesidade, mas de causas diferentes, neste caso do Lipedema, um aumento do numero de células inflamatórias  e tecido adiposo!

Confesso que me emocionei com as apresentações, da forma como falaram do impacto que esta doença provoca no dia a dia das mulheres que vivem com ela. O ênfase à dor que nos acompanha constantemente e com isto, limitações que nos são impostas naturalmente por esta condição em tarefas simples, tais como na lida da casa, na escolha de hobbies e até mesmo na compra de roupa. 

São constantes os sentimentos de desilusão que nos leva a estados depressivos, baixa auto-estima e sentimentos de culpa, que se repercutam muitas vezes em distúrbios alimentares, tal como é o meu caso! Senti que realmente alguém entende como é viver assim.

A importância de uma adaptação na alimentação foi realçada, pelo facto  que uma dieta restritiva de baixas calorias prejudica esta condição! Incluir Ómegas 6 e 3, assim como Selénio, vai ajudar à diminuição da inflamação e fadiga, assim como manter uma alimentação saudável, baseada na dieta mediterrânica, ajuda a evitar a obesidade.

A cirurgia (lipoaspiração), foi sem dúvida uma das alternativas apresentadas para a melhoria desta condição. Foi  uma das minhas escolhas há cerca de 5 anos atrás, e sem dúvida, uma das melhores decisões que fiz em quase 37 anos de vida! No entanto, existem terapias que ajudam a melhorar os sintomas! Algumas destas alternativas fazem já parte da minha vida, tais como a drenagem linfática manual, a pressoterapia, o uso de meias elásticas e de compressão, assim como a prática de exercício físico de baixo impacto tais como a hidroginástica, yoga e pilates. 

O Lipedema não tem cura, mas vou decerto experimentar algumas opções de tratamento propostas pelos especialistas: Nordic Walking, exercícios com elástico, Hidroterapia, Taping, Terapia de ondas de choque, plataforma vibratória, LED, LPG, Deep Oscillation Therapy e Physiotouch. Tenho a certeza que irei encontrar alguns destes nomes em centros de Fisioterapia, ginásios. 

Obrigada, por esta iniciativa, sinto que ainda há esperança de encontrar uma cura e talvez um dia, quem sabe, uma vacina para futuras gerações!

Texto :

5 comentários:

  1. Obrigado por mais um testemunho inspirador, Elisabete. E muito obrigado uma vez mais a ti, Mané.

    R. Pato

    ResponderEliminar
  2. Que Deus te abençoe Mané,é bom ir acompanhando o teu esforço e ver tanta gente a beneficiar com isso.
    Também é muito bom ver profissionais empenhados en ajudar.
    Mais uma vez digo: Deus vos ajude. A Ele toda a Glória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei quem escreveu o comentário mas agradeço sensibilizada.
      Sem Ele nada é possível e a Sua presença pode ver-se através dos profissionais que se concentram na ajuda de outros, de uma forma graciosa.
      Obrigada por também estar aí, outra Expressão que se torna importante

      Eliminar
  3. Prezada Elizabete, gostaria de saber se a lipoaspiração pode ser realizada em crianças, meu filho possui um linfedema congênito em ambos os pés. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Muito Obrigada pelo contacto.
      Peço desculpa mas só agora vi o seu comentário.
      O que se fala neste post é sobre lipedema.
      Um linfedema não tem como intervenção a lipoaspiração.
      Se desejar, podemos falar sobre através do mail l.de.linfa@gmail.com.
      Ou telemóvel +351 911 949 409
      Fico a aguardar o seu contacto

      Eliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)