uma em cada seis mil crianças nasce com linfedema

aqui tinha sido referido que uma em cada vinte pessoas sobre de linfedema. Cabe agora fazer um zoom nesta informação:

um apontamento compilado por Manuela

no FB está aqui



afinal quem é perfeito?

Já tinha tido oportunidade de ver esta campanha que aconteceu numa das ruas mais movimentadas de Zurique. Hoje, ao voltar a cruzar-me com este trabalho desenvolvido  para a  pro infirmis,  resolvi incorporá-lo aqui, até porque nós, portadores de doenças linfáticas, também poderíamos ser um dos personagens deste pequeno filme..
Nós... ou qualquer outra pessoa: afinal quem é perfeito?


apontamento feito por:Manuela

no FB está aqui

o abominável edema linfático


fotos extraídas da internet
é este o titulo que Jorge Silva Cruz, cirurgião vascular, escolhe para o seu post onde se pode ler que "o edema linfático, ou linfedema resulta da insuficiência ou obstrução da circulação linfática de um dos membros, levando a uma acumulação de linfa no tecido intersticial. Inicialmente o aumento de volume do membro (edema) é transitório, mas ao longo do tempo torna-se permanente e irreversível". Este cirurgião vascular termina o seu post alertando para a dificuldade no tratamento  e alerta que há medidas de prevenção que não podem ser esquecidas, como por exemplo os cuidados de higiene, exercício físico, drenagem linfática, entre outros).

Leia todo o post no blog "Falemos de Saúde...e não só!"

no FB está aqui

Aprender sempre…

Aprender alguma coisa nova todos os dias , uma vez numa formação ouvi esta frase e fiz dela minha.

Como pessoa e como profissional sou uma sortuda, na verdade aprendo todos os dias alguma coisa e até na verdade tenho muitos dias em que são muitas as aprendizagens.

Aprendi a ser enfermeira e melhor pessoa com os meninos guerreiros do piso 6 (que lutavam diariamente contra a leucemia ou a insuficiência renal), com os seus pais e com as maravilhosas colegas

Cedo descobri que me realizo e me torno verdadeiramente útil com pessoas que lutam diariamente e que não desistem facilmente, a seu lado sinto-me forte e capaz de tudo.

Desde Setembro de 2013 passei a ter mais um privilégio na minha vida profissional, o de partilhar tudo o que sei com  verdadeiras lutadoras portadoras de linfedema. Com elas tenho aprendido e alimentado a minha vontade de todos os dias fazer mais e melhor. A sua motivação, persistência, confiança, partilha e carinho têm sido uma energia inesgotável.

O sorriso porque conseguem calçar botas, ou voltar a andar de bicicleta ou simplesmente o afastar para longe uma nova crise de erisipela faz com que me sinta verdadeiramente orgulhosa de fazer parte desta equipa.

Obrigada!

Enfª Rita

no FB está aqui