Falando sobre moda

Para quem tem linfedema, ou lipedema, sabe que moda é algo que não é fácil de aplicar.

"os sapatos da minha avó"
muito confortáveis, acrescento 
J
Dificilmente  compro umas calças ou uns sapatos.

Não perco tempo a olhar para montras, sei que não têm resposta para mim. E, quando encontro algo que seja minimamente aceitável decido, no caso dos sapatos, comprar logo mais de um par (apliquei mal o tempo verbal... deveria ter dito "decidia comprar"... faz já muito tempo que uso os meus Louboutin ou, como também designo os sapatos que calço,  "os sapatos da minha avó", é assim que carinhosamente defino o modelo que já a minha avó usava e que, sem dúvida, é um excelente avanço na minha moda... cheguei a usar, de inverno e de verão, os sapatos pós cirúrgicos.

jeans do estilista Jacob Cohen
Recentemente fui conduzia para o blog de uma cantora húngara, Andrea Gerak, e foi interessante constatar que também ela, com linfedema secundário, à semelhança de outros blogs  pelos quais tenho passado, tem um apontamento sobre moda. Neste blog fala-se de uma solução numa das peças onde também não é fácil uma solução: as jeans. Fiquei francamente agradada por ver que estilistas como Jacob Cohen estavam envolvidos em soluções de vestuário para linfedema.


Não são só os designers de moda italianos que dão soluções em vestuário inclusivo. Ao conversar com o Prof Miguel Ângelo Carvalho, Universidade do Minho, fui agradavelmente surpreendida com o projeto em que está envolvido, o da adaptação de jeans às funções do dia a dia, evitando assim problemas circulatórios...

O nome da Universidade do Minho é ainda uma referência no projeto que também tem o nome do engenheiro têxtil Miguel Ângelo Carvalho, quando se fala de vestuário inclusivo (para acamados ou pessoas com mobilidade em cadeira de rodas).

Para que visualizem o que aqui refiro, à margem das soluções para o linfedema e lipedema, deixo os link's que têm um cunho de Portugal: o do projecto das jeans (FYT) e o do vestuário inclusivo (we adapt).



SMOVEY® o versátil aparelho de exercício para todas as idades



Benefícios de praticar exercício com Smovey® em patologias como o Linfedema e o Lipedema

Os músculos e as articulações que não são usados ficam deteriorados.

Em todas as patologias crónicas um dos pilares para se alcançar e manter o bem-estar é, sem dúvida,  a prática, de preferência, diária de exercício físico, quer seja em casa, com um grupo, ou no exterior.

Pequenos movimentos regularmente executados libertam os espasmos das articulações, dos ligamentos e dos músculos. Com a prática diária de exercício, activam-se os sistemas circulatório e linfático e a estimulação   senso-motora mantêm-nos leves, ligeiros e em forma.

Normalmente todos temos o hábito de utilizar uma série limitada de movimentos corporais que dificilmente exploram a capacidade que o corpo tem de alcançar mais alto/mais acima e de mais rotação. Como não exploramos as máximas capacidades físicas que as nossas articulações permitem, as nossas cápsulas articulares encolhem, diminuindo ainda mais os nossos movimentos. Para compensar esta diminuição de mobilidade adquirem-se padrões de movimentos ou de trabalho manual errados o que resulta numa maior perda de flexibilidade do nosso sistema locomotor.

No caso do linfedema secundário, devido à existência de cicatrizes, aderências e, por vezes, de dor, é muito importante começar-se por exercícios suaves e equilibrados para que, dentro do possível, se consiga  alcançar por completo o padrão de movimentos habitual. 

Ao executar-se, suavemente, movimentos balanceados até se alcançar a posição máxima permitida pela nossa articulação, o nosso corpo consegue melhorar rapidamente a sua liberdade de movimentos. 

Através da prática regular de exercícios com os smovey, treina-se a ressonância bilateral dos braços e a velocidade dos anéis vibratórios activa quase todos os músculos e articulações do corpo, levando à estabilização e equilíbrio de todo o corpo.

O exercício com o smovey  pode ser desenhado individualmente. Intensifica a activação do fluido linfático, a mobilização da circulação e das articulações  e, simultaneamente,  treina os músculos e melhora o estado geral.

Na associação do lipedema com excesso de peso, muitas vezes se verifica uma severa redução na capacidade de movimento. Nestes casos ainda é mais importante a existência de um instrumento com capacidade para aumentar o ritmo cardíaco e o sistema circulatório, sem exigir em demasia que se esteja de pé ou a caminhar. Conseguir eliminar calorias armazenadas de forma divertida e segura é também muito importante.

Não é necessário ir ao ginásio. O exercício com smovey pode ser praticado num parque, no jardim, na sala de estar etc.

O Smovey é muito divertido para praticar sozinho ou em grupo e as pessoas ficam surpreendidas com o que este pequeno aparelho pode alcançar e proporcionar.

Acrescido ao exercício habitual, a prática de smovey pode também ser uma mais valia para os desportistas.

É também de recordar o efeito que produz o lançamento dos anéis vibratórios sobre os músculos doridos. 
 Texto de Monika Willkinson
Fisioterapeuta
smovey coach










tradução: Fernanda Aboim Chaves