"Impressed by you" - um livro que nos capta como pessoas

Não sei como é convosco mas eu sempre fiquei entusiasmada com a chegada do carteiro e, sobretudo, com aquele momento entre o colocar da chave, rodar e... ver se há alguma carta, postal ou encomenda para mim.
Os tempos mudaram, agora o carteiro raramente vem com novidades. No entanto, esta semana... ... a minha encomenda estava a aguardar-me, quando regressei a casa J J.

"Impressed by you" é um livro, de 28 histórias e outras tantas fotografias, de pessoas que sofrem de linfedema ou lipedema. Durante as entrevistas as estes doentes ficou claro que o apoio dos outros era importante para cada um dos pacientes, por isto todos eles aparecem fotografados com quem teve, ou tem, especial relevância nesta caminhada na doença.

A iniciativa  deste livro partiu dos doentes da NL NET - Nederlands Lymfoedeem Netwerk,  que em 2012 começaram a tentar tornar realidade o sonho, procurando patrocínios e pacientes de linfedema ou lipedema que estivessem disponíveis para contar a sua caminhada.

Coube ao fotógrafo Edwin Keijzer, que também é fisioterapeuta, captar as imagens e, com a colaboração de técnicos de várias áreas o livro esteve disponível, pela primeira vez, na Conferência de Linfologia que aconteceu em Rotterdam, 2012. Mas, foi somente agora, junho de 2014, na Conferência que aconteceu em Glasgow, que a edição ficou disponível em inglês.

Tal como refere o dermatologista Robert J Damstra, no prefácio, "Impressed by you" não é um livro técnico mas é um livro único feito de doentes para doentes, onde as experiências, as lutas e as limitações da doença são relatadas na primeira pessoa.
Poderia deixar aqui a história de Louise, uma criança de nove anos, cujos os pais todas as manhãs a ajudam a calçar as suas meias de compressão, porque sofre de um sindrome que é acompanhado de linfedema. Ou a história de Laura que estudou ballett, a sua paixão, até lhe ter sido diagnosticado linfedema primário. E, porque não, contar a história de Bianca que tem lipedema, mas não consegue ter disponibilidade financeira para a cirurgia? Ou a história do Ivo, um desportista que um dia começou a ter problemas com o seu braço, mas graças ao seu linfedema encontrou o amor da sua vida!
Mas, são 28 histórias, todas elas envolventes, por isso... apenas refiro que, na minha opinião, como doente de linfedema, "Impressed by you", cumpre o objectivo a que se propôs: capta-nos enquanto pessoas.

Manuela

no FB está aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)