Emanuela, 34 anos anos, lipedema... lipoaspiração



Sou a Emanuela e tenho 34 anos.

As minhas dores e desconforto nas pernas começaram pela altura da adolescência,sendo que nessa altura ocorria só na semana da menstruação.

A partir dos 26 anos comecei a ganhar peso muito facilmente, justificado pelas mudanças normais da idade.

Comecei a preocupar-me mais com o que comia e a tomar os devidos cuidados.
Já nesta altura sentia muita fadiga, dores pelo corpo e um conjunto vasto de sintomas justificados após várias especialidades pela síndrome de Fibromialgia.
Fiz várias terapias, bem como regime para perca de gordura, mas cheguei a um ponto que estagnei.

Os sintomas da Fibromialgia foram sendo controlados ao longo dos anos e estabilizaram com ajuda de várias especialidades incluindo controlo hormonal, permitindo-me recuperar qualidade de vida.

No entanto, as dores das pernas intensificaram-se nos últimos 2 anos, sendo que no verão era uma tortura, pois o edema também era mais evidente. Ajudou alguns métodos para reduzir a retenção líquidos, mas algo não estava bem. Sentia que as minhas pernas estavam maiores, transformaram-se em “troncos” grossos, joelhos deformados e tornozelos que não tinham coragem de andar à vista, sempre escondidos atrás de calças largas.

Num dos grupos Fibromialgia, uma senhora partilhou que tinha recebido o diagnóstico lipedema relativo às pernas. Imediatamente fui pesquisar o que era e identifiquei-me com o que li.

Colocava as culpas das dores na Fibromialgia, mas muitas pessoas que conheço com a síndrome, não tem pernas grossas assim, pelo que abriu-se uma luz que poderia estar a sofrer do mesmo.

Passo seguinte foi procurar um especialista que pudesse confirmar o diagnóstico. Já tinha ido a 2 médicos de cirurgia vascular que apenas me recomendavam emagrecer primeiro nas pernas.

Encontrei a andLINFA que prontamente me indicou um especialista com conhecimento de lipedema.

Fez-me um estudo venoso e excluiu a possibilidade de problemas venosos, mas que com o lipedema na fase inicial do estágio 2, era recomendado travar a progressão de modo a evitar problemas futuros a nível vascular e linfático.

Deu-me o devido seguimento para a colega de cirurgia plástica que já tem tratado mais pessoas com lipedema.

Infelizmente, atualmente o SNS nem seguradoras comparticipam a cirurgia dado ser uma lipoaspiração considerada embelezamento estético, não se prevendo alterações a curto prazo na legislação.

Dado estar num dos estágios iniciais, no meu caso, uma cirurgia regredia a maior parte do problema, decidi avançar com recursos financeiros próprios.

Hoje, ao fim de 6 semanas após a lipoaspiração, e respectivos tratamentos de fisioterapia, estou muito contente, sem dores e bastante satisfeita por ter decidido avançar.

Há alguns cuidados que se deve manter, mas recuperei bastante qualidade de vida, mobilidade, energia e auto-estima.

Emanuela Ezequiel
lipedema

10 comentários:

  1. Boa tarde. E parabéns pelas melhoras. Que médico consultou e qual a clínica? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo comentário
      A clinica foi a EAV-L (www.eavl.pt) que fez o diagnóstico, Dr Pereira Albino, foi ele que aconselhou a lipoaspiração e indicou a Dr Margarida Henriques de cirurgia plástica
      Um bom domingo
      Emanuela Ezequiel

      Eliminar
    2. Eu sou de Santa Maria da Feira. Tem conhecimento da existência de especialista na zona norte? Obrigada

      Eliminar
    3. contacte a associação de doentes linfáticos (info@andlinfa.pt)

      Eliminar
  2. Estou contente pq vejo crescer as informações e tb as possibilidades de tratamento. Quando fui diaginostcada o médico me disse que não havia nada mais além das meias de compressão e drenagem. Agora percebo as informações crescendo e outras possibilidades surgindo com a lipo. Na Alemanha essa doenca e tratamentos são mais conhecidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim :)
      Embora ainda esteja classificada como doença Rara, julga-se que brevemente deixará de o ser
      https://www.orpha.net/consor/cgi-bin/Disease_Search.php?lng=EN&data_id=11100&Disease_Disease_Search_diseaseGroup=lipedema&Disease_Disease_Search_diseaseType=Pat&Disease(s)/group%20of%20diseases=Lipedema&title=Lipedema&search=Disease_Search_Simple

      Eliminar
  3. Olá parabéns pela coragem em dar o seu testemunho. Após vários anos sem um diagnóstico conclusivo percebi que sofro de lipedema recentemente. Gostaria de saber caso queira partilhar, como foi todo o processo cirurgico e pos operatório e se os resultados se mantêm. Tenho muito receio de uma intervenção cirúrgica mas acredito que seja esse o caminho para ter uma melhoria na minha qualidade de vida. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lipedema é crónico.. e há cuidados que se devem continuar a manter para impedir a progressão. Notei alguma regressão junto ao joelhos e alguns dias sinto alguma dor.. mas também sei que preciso de uma segunda cirurgia.. mas posso dizer que foi dos melhores investimentos na minha vida, melhoria de 90%. A qualidade de vida melhorou bastante, bem como resistência a desporto, que não tira a gordura de Lipedema.. mas ajuda a prevenir futuras acumulações

      Eliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)