Falando sobre moda

Para quem tem linfedema, ou lipedema, sabe que moda é algo que não é fácil de aplicar.

"os sapatos da minha avó"
muito confortáveis, acrescento 
J
Dificilmente  compro umas calças ou uns sapatos.

Não perco tempo a olhar para montras, sei que não têm resposta para mim. E, quando encontro algo que seja minimamente aceitável decido, no caso dos sapatos, comprar logo mais de um par (apliquei mal o tempo verbal... deveria ter dito "decidia comprar"... faz já muito tempo que uso os meus Louboutin ou, como também designo os sapatos que calço,  "os sapatos da minha avó", é assim que carinhosamente defino o modelo que já a minha avó usava e que, sem dúvida, é um excelente avanço na minha moda... cheguei a usar, de inverno e de verão, os sapatos pós cirúrgicos.

jeans do estilista Jacob Cohen
Recentemente fui conduzia para o blog de uma cantora húngara, Andrea Gerak, e foi interessante constatar que também ela, com linfedema secundário, à semelhança de outros blogs  pelos quais tenho passado, tem um apontamento sobre moda. Neste blog fala-se de uma solução numa das peças onde também não é fácil uma solução: as jeans. Fiquei francamente agradada por ver que estilistas como Jacob Cohen estavam envolvidos em soluções de vestuário para linfedema.


Não são só os designers de moda italianos que dão soluções em vestuário inclusivo. Ao conversar com o Prof Miguel Ângelo Carvalho, Universidade do Minho, fui agradavelmente surpreendida com o projeto em que está envolvido, o da adaptação de jeans às funções do dia a dia, evitando assim problemas circulatórios...

O nome da Universidade do Minho é ainda uma referência no projeto que também tem o nome do engenheiro têxtil Miguel Ângelo Carvalho, quando se fala de vestuário inclusivo (para acamados ou pessoas com mobilidade em cadeira de rodas).

Para que visualizem o que aqui refiro, à margem das soluções para o linfedema e lipedema, deixo os link's que têm um cunho de Portugal: o do projecto das jeans (FYT) e o do vestuário inclusivo (we adapt).



4 comentários:

  1. Excelente artigo! Para quem tem linfedema nos membros superiores encontrar calçado adequado ou calças é uma odisseia. Obrigada, Manuela pelas informações tão úteis que nos deu! Beijinhos. Maria João Carapinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João
      Sim é uma odisseia para nós :)
      Sim, é verdade, embora eu não tenha falado nos membros superiores, mas sem dúvida que é também um grande problema para as pessoas que tem linfedema aí localizado (comprar uma simples blusa não é fácil
      Bjs

      Eliminar
  2. Hi Manuela, thank you for mentioning me! And for sharing my song too :)
    I did not go to this shop to check if those jeans were really designed for people with lymphedema - it may be that it was only the doll in the window had asymmetrical legs and they had to fit the jeans on it with pins on the back...
    But it would be really an awesome thing to have proper jeans! So maybe somebody reads your blog who will be interested and you can make a business with them from this idea :)

    As for shoes, I found that high lace-up boots are much better than shapeless, soft shoes, because they give extra compression and support for the feet and ankles. There were times when it was difficult to press my foot in the morning in a wide, high trainer shoe, but during the day I always have to adjust the lace, because the swelling goes down, and by the evening my feet are almost not swollen at all, if I wear shoes that I can regulate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you Andrea, I agree with you (but the shoes are not not easy, for me :) :) even with the solution you point out :)
      best regards
      :)
      Manuela

      Eliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)