Eu, Susana


Eu,
Susana Mendes Santos

Tenho Linfedema na perna direita desde os 24 anos.
Com 18 anos foi-me retirado um lipoma junto da virilha da perna direita (sem saber foi-me cortado um vaso linfático).

Em Fevereiro de 2000 fui mãe. 
Em Outubro do mesmo ano, numa madrugada dou entrada no Hospital Curry Cabral com 40 graus de febre e com a perna direita muito vermelha. Passado 1 mês de internamento foi-me diagnosticado Erisipela (a 1ª de muitas).
O meu mundo começa a desabar …. uma doença que nunca tinha ouvido falar, uma perna que no espaço de um mês aumenta para o dobro do tamanho.

E agora …????
Procuro um médico em Lisboa que me diz a palavra LINFEDEMA pela 1ª vez (nunca tinha ouvido falar nem sabia tão pouco o que era), mas que me garante a cura ….. que me aconselha alguns tratamentos diários (caríssimos) numa clinica particular. Mas passaram-se dias e meses e a perna continuava a aumentar. O dinheiro começa a acabar e a esperança também. Senti-me enganada, senti-me sozinha e sem saber o porquê de me ter acontecido a mim.
Com o passar do tempo vêm as dificuldades. Comprar umas simples botas (não servem e se servem não se consegue fechar o fecho), comprar umas calças de ganga (só mesmo muito largas), ir à praia ou piscina e ter de aceitar os olhares indesejados. Os espelhos de corpo inteiro deixaram de fazer parte da decoração da minha casa.

Procuro um novo médico (a quem vou estar grata para sempre) Dr. Pereira Albino, e me dá um tão simples conselho: 
“…aprende a viver com o que tens, pois é crónico e não há cura …..”.
A minha pequenina esperança desaparece, o mundo desaba aos meus pés, durante dias e dias chorei. A realidade é tão difícil de se aceitar quando se tem uma vida pela frente. Quando se tem um filho pequeno (agora com 15 anos) e um casamento estável (agora com 20 anos).
A partir dessa data tentei adaptar-me à minha perna (já que “ela” não se quis adaptar a mim). Aprendi a viver com “ela” e a manobrar as pequenas divergências que me iam aparecendo.

Hoje com 40 anos, entendo o que tenho, mas continuo a não aceitar.

testemunho e texto de:
Susana Mendes Santos

6 comentários:

  1. Um grande médico o Dr. Pereira Albino, já fui operada por ele amais de 20 anos.

    ResponderEliminar
  2. Apenas quero aqui deixar-lhe a minha simpatia e solidariedade, e que continue a ser bem acompanhada e a esperança não lhe falte. Obrigado pelo testemunho.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  3. Só para que saibas que para mim esse teu "problema" não existe, és uma pessoa maravilhosa , um ser que agradeço por puder chamar mh prima e com uma força enorme, e msm tendo esse "problema" sempre foste uma pessoa lutadora sem baixar os braços! Tenho um enorme orgulho em ti e espero que estejas mts anos na mh vida nem que seja para me puxar as orelhas qd é preciso! Sei que jamais vais desistir e estarei sempre aqui para tudo! Adoro-te!!! Belinha

    ResponderEliminar
  4. Somente para te dizer que apesar desse "problema" és das pessoas mais lutadoras que conheço, lutas te sempre e nunca baixaste os braços a procura de solução infelizmente não há cura , mas não é por isso que deixas de ser a pessoa fantástica que conheço , uma mãe maravilhosa e esposa dedicada, agradeço por ter na mh vida, obrigada por tudo , msm os puxões de orelhas que me dás qd preciso! Estarei sempre aqui para tudo! Adoro-te! Belinha

    ResponderEliminar
  5. Mãe só para que tu saibas esse teu "problema" nunca afetou, nem vai afetar quem tu és e sempre foste a pessoa com eu estou todos os dias e que mesmo com algumas dificuldades que sente tenta sempre suportar e ultrapassar as adversidades que a vida, acidentalmente, lhe impôs.
    Mesmo assim lutas pela família e fazes de tudo para que não falte nada a quem te rodeia e por isso eu e certamente muitas mais pessoas te concideram uma pessoa lutadora,sonhadora e que consegue fazer frente aos momentos menos bons da vida e que por todas essas qualidades eu te considero uma pessoa exmplar e um modelo de vida que desejo seguir.
    Obrigado por seres quem és e nunca mudares e por me aturares durante estes quase 16 anos.

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)