cancro de mama+linfedema = determinação em vencer

Susana Rodrigues
Chamo-me Susana, tenho 42 anos, e em 2012 foi-me diagnosticado cancro da mama. Depois da quimioterapia, cirurgia (mastectomia e esvaziamento axilar), radioterapia, início da reconstrução da mama, uma recidiva e nova cirurgia, aqui estou, com linfedema nos membros superiores. Faço fisioterapia todas as semanas e uso manga de contenção nos dois braços.

Tive toda a ajuda que é possível no tratamento da doença oncológica (batalha espero eu ganha, apesar das muitas consultas e exames que faço de vigilância!) e mais recentemente nesta sequela que a doença e os tratamentos me deixaram, que é o linfedema.

Lutei contra a doença, com o apoio da equipa médica, família e amigos próximos. Foi um trabalho de equipa, e por mim e por todos eles nunca me deixei ir abaixo! No entanto, tenho passado uns tempos triste e revoltada, porque ao aproximar-se a data de me apresentar ao serviço, e apesar dos relatórios médicos que descreviam a minha incapacidade para exercer cabalmente a minha actividade profissional (sou professora de matemática do ensino básico e secundário), a minha entidade patronal nada faz, baseando-se no facto de que a legislação em vigor não consagra qualquer adaptação que possa ser feita a nível profissional. Sinto-me duplamente castigada! Não fui submetida a avaliação de Junta Médica para iniciar as minhas funções, encontrando-me, portanto num grande vazio e sem apoio!

Sei que são muitas as pessoas que vivem situações idênticas, e a angústia e sensação de impotência são crescentes porque não vislumbro uma luzinha ao fundo do túnel! Há movimentos na nossa sociedade que procuram sensibilizar diferentes entidades/centros de poder de decisão para esta problemática, e a Associação Nacional dos Doentes Linfáticos é uma delas…mas as paredes que se atravessam à nossa frente são muito altas e eu vivo presentemente esta dificuldade!

Gostaria de enaltecer este projecto associativo e apesar da “tenra idade", o trabalho que tem vindo já a desenvolver e empenho demonstrado, que certamente permitirá incrementar o esforço na busca de soluções para os problemas que nos afectam no nosso dia-a-dia e reafirmo a minha disponibilidade para, com o meu testemunho e experiência, contribuir para esta causa e melhorar a nossa qualidade de vida.

Bem hajam
texto e testemunho:
Susana Rodrigues

8 comentários:

  1. Muito importante abanar consciências, sejam elas das entidades decisoras, seja das pessoas comuns.

    ResponderEliminar
  2. Bravo Susana pela tua força e por todo o apoio que te deram. Beijinhos grandes. Desejo-te tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. Força, minha amiga!

    ResponderEliminar
  4. Mana, estarei sempre aqui para ti! Enches-me de orgulho pela pessoa que és e pela tua força. Inspiras quem tem sorte de te conhecer, sim, é uma sorte conhecer-te!

    Para ti e para todos os que sofrem deste problema aqui fica o meu esforço de partilha e divulgação desta Associação. À Dra Manuela o meu respeito e carinho, e que nunca lhe falte energia para continuar o seu trabalho.

    Todos juntos vamos conseguir consciencializar quem continua a achar que só acontece na casa ao lado.

    És a minha única irmã, como tal o meu amor de irmã não se divide com ninguém. Não tem fim...

    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter uma mana assim aquece o coração, estou certa.
      Agora que ela está connosco, no projeto, ficámos bem mais ricos.
      Muito obrigada pela referência e... o amor faz milagres, por isso, vamos conseguir :)
      Manuela

      Eliminar
  5. Minha amiga já venceste uma grande batalha e agora outra se avizinha. Coragem e muita força, se Deus quiser irás vencer novamente. Nós estamos contigo, és um exemplo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Amiga do Coração. És e serás um exemplo para mim. Conta sempre comigo!

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)