Para o reconhecimento do DIA MUNDIAL DO LINFEDEMA



dia mundial do linfedema
6 de março

Está a decorrer uma petição para  o reconhecimento do Dia Mundial do Linfedema. Lanço daqui o convite a cada um de vós, que sentir estar nesta causa, para subscrever esta petição.

No texto da petição pode ler-se, grosso modo, o seguinte:

Porque necessitamos de um dia do Linfedema:

É dada grande atenção à batalha contra o cancro. No entanto, a maioria das pessoas nunca ouviu falar de linfedema, que pode surgir no seguimento do cancro. Ouvimos falar pouco de crianças que nascem com má formações linfáticas ou aqueles que herdam linfedema. Há um silêncio sobre a questão dos veteranos feridos de guerra, vítimas civis e outras pessoas que sofrem de linfedema devido a trauma físico ou como resultado de intervenções cirúrgicas. Muitos sofrem sozinhos. Também muitos médicos permanecem sem formação sobre esta doença e que subestimam o impacto devastador que  esta doença tem sobre a qualidade de vida de uma pessoa. Muitos permanecem  sem o cuidado terapêutico necessário. E esta tragédia é agravada quando o governo e seguradoras privadas de saúde negam a cobertura pacientes, mesmo quando há tratamentos universalmente aceites para esta doença.

A Organização Mundial de Saúde estima que mais de 150 milhões de pessoas no mundo têm linfedema secundário, enquanto o National Institutes of Health (NIH) afirma que a incidência de linfedema primário poderá ser tão alta quanto 1 em 300 nascidos vivos. 

Dos 1,4 bilhões de pessoas em 73 países ameaçados por filaríase linfática, também conhecida como elefantíase, 120 milhões estão atualmente infectadas e 40 milhões destes pacientes estão desfigurados e incapacitados pela doença. 

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) adverte que a incidência de linfedema secundário entre sobreviventes de câncer está entre 20-40%. 
Estima-se que há 10 milhões de pessoas com linfedema nos Estados Unidos, de acordo com a Universidade de Stanford. Isto representa mais americanos do que aqueles que sofrem de SIDA, doença de Parkinson, distrofia muscular, esclerose múltipla e ALS-esclerose lateral amiotrófica. Por último referimos que, o processo contínuo de doenças afectadas pelo sistema linfático inclui doenças cardíacas, SIDA, diabetes, artrite reumatóide e a metástase de cancros.

Pode-se ainda ler, no texto da petição...

A mensagem  é clara:

"Linfedema e doenças linfáticas estão preste a assumir o seu lugar como prioridades internacionais."

Os dias de sermos invisível acabaram

Juntos, nós anunciamos Dia Mundial do linfedema que será celebrado em 06 de março. 


Vamos mostrar que todos os países ao redor do globo apoia esta causa. LE & RN e seus membros internacionais estão convidando os pacientes, seus familiares e amigos, advogados, políticos e profissionais de tratamento de todos os países para fazer ouvir as suas vozes ao assinar a petição para reconhecer o Dia Mundial Linfedema.


5 comentários:

O seu comentário é muito importante :)
Identifique-se sempre, por favor.
Muito Obrigada :)
Manuela (L de linfa)